quinta-feira, 22 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Reflexão sobre Salmo 40:3 - Prof. Eraldo Gueiros



E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SenhorSl. 40:3

Por Prof. Eraldo Gueiros
(Rev. Eraldo é professor das disciplinas de Evangelização, Missões e Discipulado do Seminário Cet Recife).
 
        Quem não conhece as famosas declarações do Salmo 40, e não admira sua força motivacional diante das adversidades. “Davi esperou e o Senhor finalmente o atendeu”. Não existe nada mais fortalecedor para se ouvir em momentos difíceis da vida.
   Mas com certeza, essa não é a única lição que aprendemos do Salmo 40. Gosto de pensar em como Davi usava as suas experiências para testemunhar do Senhor. Sabemos por diversos textos bíblicos, que as provações são uma excelente maneira pedagógica de ensino, de amadurecimento, de quebrantamento, mas também de evangelização!
   As nossas experiências com Deus, boas ou difíceis, são elementos sólidos para o nosso testemunho e nossa motivação para pregar. Quantas pessoas estão passando pelos mesmos problemas que você passou, com a diferença primordial de que, não dispõe do conhecimento e do conforto de Deus?
   Quando compartilhamos nossas experiências, o fazemos com autoridade, porque alcançamos conhecimento de causa; e com unção, porque Deus permitiu tal experiência em nossas vidas para a sua glória e nossa instrumentalidade.
   Não há dúvidas que Davi também pensava dessa forma. Ele declara que diante do resultado final da benção de Deus na sua vida, “...muitos verão essas coisas...” (vs.3). Enquanto durava sua provação seu papel era de perseverar esperando no Senhor. Uma vez concluída sua provação e de posse da sua vitória, seu papel agora seria de divulgador do amor e da fidelidade de Deus na sua vida.
   Davi tinha plena convicção do impacto que suas experiências produziriam na vida daqueles que o ouvissem, pois ele declara “...temerão e confiarão no Senhor” (vs.3). Gosto sempre de encarar meus obstáculos diários sejam pessoais, familiares ou ministeriais, como combustível para minha vida espiritual e ferramentas que facilitarão a pregação do evangelho.
   Creio que essa é uma grande carência na pregação de nossos dias, compartilhamos muito pouco aquilo que Deus tem feito em nossas vidas. Neste mundo pós-moderno e racionalista, as pessoas precisam conhecer o Deus pessoal das Escrituras, que se envolve conosco todos os dias e cuida de nós.
Use suas experiências, testemunhe e melhore sua evangelização!    

(Rev. Eraldo é Bacharel em Teologia e Pós-graduado em Missiologia Urbana pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife); Tem licenciatura de Teologia pela FATER; Pós-graduado em Missões Transculturais pelo EMM.)