domingo, 27 de abril de 2014

Cego Bartimeu de Jericó - Análise do Prof. Eraldo Gueiros

ABRINDO O OLHOS PARA DEUS – Cego Bartimeu

Por Rev. Eraldo Gueiros
(Professor de Novo Testamento do Seminário Cet Recife)

Lucas 18:36-38 - "Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo.
Disseram-lhe: "Jesus de Nazaré está passando".Então ele se pôs a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

Enquanto o cego clama a Jesus para que os seus olhos sejam abertos; há tantas pessoas com a visão boa, que estão fechando os seus olhos.
Estão fechando os olhos para áreas e situações muito importantes da sua vida. Estão fechando por medo, por insegurança, por acomodação, por falta de fé!
Quem é cego, sabe que não depende dele a vontade de enxergar. Mas quem vê, fecha os olhos porque acham que assim os problemas não precisam ser enfrentados, ou que se pode deixar para depois.
Uma coisa é não saber resolver certos tipos de problemas; ai, procuramos ajuda, nos preparamos e enfrentamos os problemas como desafios.
Outra coisa é se omitir, é transferir a responsabilidade, é não se disponibilizar, é não querer gastar tempo; suor e oração, é não querer se expor, é não querer reconhecer que errou, que não sabe o que fazer, ou que precisa de ajuda!
É mais fácil fechar os olhos! Deixar o tempo passar e dar o jeito dele. São nessas brechas que o diabo entra para arrebentar com a vida da gente. E ele entra autorizado, porque nós que fechamos os nossos olhos, e passamos a responsabilidade para outra pessoa. Ai...
-         aquilo que era um vento, virou uma tempestade.
-         Aquilo que só eu sabia, todos tomaram conhecimento.
-         Aquilo que era só uma ameaça, virou uma realidade.
-         E as vezes, aquilo que tinha jeito, poderá ficar sem solução.
Somos peritos em detectar o erro e a falha dos outros. Temos receitas e soluções prontas para os outros. Dizemos até que se fosse com a gente seria diferente. Mas na verdade, fechamos os olhos para as grandes realidades da nossa vida!
Admiro esse cego, porque ele me ensina que é preciso muita coragem para se abrir os olhos!
Não se engane, para ele é cômodo ser cego. Como cego lhe levam e lhe trazem para mendigar. Como cego ele não precisa trabalhar, lhe dão esmola. Como cego ele é digno de pena, é até protegido pela sociedade.
Tem muita gente achando o máximo ser cego. Não se envolve, não se decide, não cria problema com ninguém. E de quebra às vezes ainda dar para ser surdo e mudo. Isso é perfeito para muita gente!
Tem gente que é cego para as coisas de Deus, porque não quer ter compromisso; porque não quer ter que fazer escolhas; porque não quer abrir mão; não quer perder nada, quer continuar com uma vida cômoda de cego.
Gente que sabe que precisa enxergar, abrir os olhos; encarar a vida, fazer escolhas; tomar posição, lutar pelo que se acredita e pelos sonhos, não temer os desafios.
Este cego, era cego, por causa das circunstâncias que o fizeram cego. Mas ele não queria ser cego. O que ele quer e não pode, é o que muitos estão abrindo mão, pra colher os resultados depois.
Ele quer ver! Ele quer independência! Ele quer sair da escuridão e da marginalidade! Ele não quer esmolas, ele quer trabalhar, lutar e conquistar! Ele não quer pena, ele quer dignidade e liberdade!
E quando ele percebe que a oportunidade de deixar de ser cego está passando perto dele, ele se arma de esperança e vontade de lutar, e começar a gritar. Para todas as direções!
Ele escuta que Jesus esta passando, mas é um cego que vê seu milagre passando, que a sua chance de mudar está passando.
Há oportunidades que se espera a vida toda, mas só passam uma vez na vida, e ou você está preparado, ou você perde!
Agora era com ele, Jesus estava passando e, ou ele agarrava a oportunidade, ou ele continuava cego para o resto da vida. Depois ele não podia reclamar, nem lamentar. Era agora, ou talvez nunca mais!
Ele grita! E as pessoas o mandavam calar. Quem disse que vai ser fácil voltar a abrir os olhos? Vai ter oposição! Pode ser a família, os amigos, os seus erros escondidos, ou até você mesmo!
Alguns desistem, infelizmente! Não queriam mudar. Se acostumaram de mais do jeito que viviam, cegos. Afinal, tudo parece mais fácil assim!
Mas não é o caso deste cego. Ele grita ainda mais, com toda a sua força, toda sua fé e toda sua esperança!
E você que está lendo esse texto, eu quero lhe dizer que a sua oportunidade também está passando hoje aqui através deste texto e do exemplo desse ex-cego. Jesus é o milagre que você precisa, abra seus olhos: para sua família; para seus relacionamentos; para seu trabalho; para sua vida; para seu ministério; para o seu futuro, seu destino eterno!
Jesus está passando, essa é a hora de clamar! E clamar o suficiente para que Ele escute no meio da multidão! Aquele cego gritou muito! Bartimeu gritou contra todas as ameaças e resistências! Ele conseguiu vencer aquela multidão no grito! Ele conseguiu chamar a atenção de Jesus com o seu clamor!
E Jesus escutou aquele cego! Ele parou para atender aquele cego! Ele mandou chamar aquele cego! Ele contrariou as expectativas de todos que desprezavam aquele cego, porque lhe deu importância e atenção! Ele perguntou o que o cego queria! E o cego lhe confessou a sua maior necessidade! O cego escancarou a porta o deu coração e expressou seu maior desejo! Ele disse a Jesus: Eu quero ver! Eu preciso ver! Eu não agüento mais essa vida de cego! Abra os meus olhos! E Jesus o curou!
Bartimeu é um exemplo vivo do que acontece com quem deseja deixar de ser cego e aproveita a oportunidade de Jesus passando para clamar pela sua liberdade!

Será que você precisa fazer isso em alguma área de sua vida? Será que você tem coragem de clamar e enfrentar a multidão? Você deseja clamar agora? Feche os seus olhos e clame a Jesus agora! Eu creio que ele vai ouvir, vai parar, vai lhe chamar e vai lhe perguntar o que você deseja! O resto é com você.....   

terça-feira, 15 de abril de 2014

Filha de Rene Terra Nova, pastora Larissa publica foto de selinho... na amiga!


Filha do papa gospel Rene Terra Nova dá selinho na amiga e publica as fotos orgulhosa.



O conhecido site gospel do Genizah, continua chamando atenção por suas críticas irreverentes, e essa semana teve como alvo o paipostolo René Terra Nova. Como instituição de ensino e reflexão teológica, não poderíamos deixar de abordar esse tema e trabalhar isso com nossos alunos. Segue a matéria:  
"Se fosse qualquer outra garota, podia até passar batido... Afinal, já não é um costume tão raro assim... 

 Tão pouco seria razão da nossa atenção. Afinal, data venia,  não somos o Fuxico Gospel, o veiculo especializado no assunto e a fonte da notícia em questão.

Entrementes, se trata da filha de um líder evangélico legislador contumaz de  regrinhas, usos e costumes - para os outros, claro. Uma pessoa cujo o nome é a própria hipérbole da vaidade, associada a falta de noção e a hipocrisia. 

Ou seja, é aquele caso infeliz em que o argumento argumentum ad hominem     encontra a guarida no esforço da libertação das almas cativas, na misericórdia pelas mentes cauterizadas. É o momento em que no esforço de libertar o escravo é preciso além de trazer a chave das algemas, dar ao verdugo uma amostra do seu próprio veneno.

Terra Nova (e amigos) são a representação moderna do Johann Tetzel, o vendilhão que motivou Lutero a se rebelar contra o poder de Roma e a defender as suas 95 teses. Lutero não poupou a figura humana de Tetzel e o ridicularizou diante do mundo. 

Entendo que é o caso aqui. Convém oferecer a devida repercussão a este fato e a outros desta natureza a fim de que os presidiários das amarras das leis dos homens possam levar o solavanco necessário a terem as suas mentes postas em movimento, mesmo que seja no tranco.

As fotos veiculadas são da filha do patriarca Terra Nova, pastora Larissa Terra Nova Maia, neta da matriarca do útero profético, e com a amiga."

A ocasião não é bem definida, se foi em algum evento da igreja ou mesmo após o culto. Fato é que a nova pastora não está muito preocupada com o exemplo e o testemunho que precisa dar aos seus fiéis, e aos milhares de jovens que são todos os dias solapados com todo tipo de publicidade sexual na mídia, e quebra dos padrões morais, e que rwalmente precisariam ver em seus líderes o exemplo a ser seguido. 

Será que esse é o exemplo que a pastora deseja que seus jovens fieis sigam...
Deixe aqui o seu cometário e a sua análise sobre o perfil de liderança que estamos presenciando hoje em dia nas igrejas.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A Solidariedade faz parte da vida do Cristão!

O CENTRO TEOLÓGICO DO RECIFE CONVOCA SEUS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFESSORES A AJUDAREM A POPULAÇÃO DE RONDÔNIA, QUE SOFRE COM A MAIOR ENCHENTE DE SUA HISTÓRIA.
O REV. RAIMUNDO SOARES ESTÁ AJUDANDO TAMBÉM AS IGREJAS ATINGIDAS DA REGIÃO!
PARABÉNS AO PROJETO APOCALIPSE PELA INICIATIVA.