terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reflexão do Rev. Eraldo - Professor de Evangelismo e Missões

Chamados para Frutificar!

Por Rev. Eraldo Gueiros
(Especialista em Missões Urbanas e Transculturais, professor das Disciplinas de Evangelismo, Discipulado e Missões do Cet Recife)      
                      
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...”     João 15:16

Recentemente fui questionado por um aluno do seminário, quando ministrávamos a disciplina de Missões Transculturais, o motivo pelo quais muitas igrejas ainda possuíam resistência em se envolver com a obra missionária. De pronto, alavancamos algumas possibilidades, mas ao retornar para minha casa e continuar pensando nessa questão, me lembrei deste texto muito conhecido, registrado no evangelho de João. E o Espírito Santo me fez ponderar sobre a seguinte realidade: Que frutos estamos produzindo?
Creio que a igreja brasileira tem realizado grandes empreendimentos; excelentes congressos; profundas obras literárias; grandes estruturas de templos; e muitas outras coisas boas para o Reino, mas será que eram esses Frutos que Jesus estava se referindo? Creio que aqui reside mais uma resposta ao questionamento do meu aluno. O fato de estarmos envolvidos com a produção de tantos frutos eclesiásticos, nos faz avaliarmos positivamente em relação a esse texto. Quero exemplificar: Um líder que está extremamente preenchido em seu tempo pregando, ensinando, visitando, aconselhando e construindo, jamais se verá como alguém que não está produzindo frutos, pois tecnicamente, ele está produzindo muito!
Nosso problema de conceitos é muito forte. De que adianta preenchermos todo o nosso tempo com essas questões eclesiásticas, e depois concluirmos que já não temos mais tempo para evangelizar? Justificarmos que não temos mais espaço na agenda para planejar, orar e trabalhar em prol de projetos evangélisticos? Como é possível negar recursos para a obra missionária, porque toda a receita da igreja já está comprometida com as reformas, com os aniversários das sociedades internas, com a compra do material do DI ou da EBD, e por ai vai!
Quando todo esse investimento resulta na capacitação da igreja em se tornar uma agencia missionária no seu bairro, cidade e aos confins, tudo isso é aceitável. Mas não é isso que acontece na maioria das vezes. Concluo que estamos equivocados, e não estamos produzindo os frutos mais importantes que Jesus nos chamou e nomeou para fazermos: Salvação de vidas! Os outros também são valiosos, mas esses são vitais!
Que Deus nos ajude a frutificarmos aquilo que Ele espera de cada um de nós!

(Obs. O aluno citado chama-se Josivaldo e aparece na foto de formatura acima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário