segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reflexão do Rev. João Fonseca - Professor de Psicologia e Aconselhamento Pastoral

      O CRISTÃO E A DEPRESSÃO

 Por Rev. João Fonseca
(Bacharel em Teologia pelo Seminário Congregacional; Pós-graduado em Teologia Pastoral pelo Cet Recife; Formado em Psicologia pela FAFIRE; e Pastor Presbiteriano)

•    O que é Depressão?
•    O Cristão pode ficar deprimido? Ou Não?

   A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que, nos próximos vinte anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.
   A depressão  é uma doença e como toda doença, precisa ser tratada.
   A depressão  é uma angústia na alma. Se você está angustiado, não significa que você esteja deprimido. A angústia faz parte do ser humano. Porém, se você está deprimido, você está angustiado. O que difere é que a depressão é uma angústia prolongada, por mais de duas ou três semanas, roubando-lhe o apetite, o sono, o ânimo, a socialização (passa a ter desejo de ficar só – isolamento). Tornando um distúrbio mental caracterizado por desânimo profundo, sensação de cansaço, abatimento moral e físico.
   As causas da depressão podem ser biológica, perda, culpa, autoestima baixa, estresse, sensação de tristeza, angústia, infelicidade, ausência de prazer, ansiedade.
   Não há diferença do cristão ou não cristão no tocante as vicissitudes da vida. Em outras palavras, o cristão não está imune as tempestades emocionais do seu dia a dia.
   Entretanto, o Dr. Alexander Louwer, cientista americano, em suas pesquisas sobre Fé e Depressão, conclui dizendo que o ser humano tendo fé, não entra em depressão. Para o Dr. Louwer, a depressão é inversamente proporcional a fé. Isto é, se minha fé diminui posso entrar em depressão; se ela aumenta, a depressão não se instala. Para ele admitir essa conclusão, teve da sua parte uma resistência. Pois, sendo cientista, não admitia que a fé interferisse. Porém, ressalta que essa fé, não precisa estar associada a Deus, mas a qualquer objeto ou pessoa. Dá exemplo de um adolescente que se espelha em seu pai como um homem bem sucedido e seu desejo quando crescer é ser semelhante ao pai. Porém, descobre que seu pai tem uma amante há muito tempo. A admiração e a fé que ele nutria pelo pai, vão embora. Podendo instalar-se em seu lugar, uma depressão.
   Através desse dado científico, sobre Fé e Depressão, tenho observado que o cristão quando está deprimido, sua fé está  muito abalada.
   Em Mateus 6.25-34 Jesus nos chama a atenção para nossas prioridades, e conclui ensinando: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.
     No texto citado, Jesus ensina como devemos nos libertar da ansiedade, pois ela é a janela por onde entra os males na nossa alma, minando nossa fé.

Referências
HOLMES, Jeremy. Depressão. São Paulo: Segmento Duett, 2005. Conceitos da Psicanálise; v. 14.
LOUWER, Alexander. O Corpo em Depressão. 
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,oms-depressao-sera-doenca-mais-comum-do-mundo-em-2030,428526,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário