Por Rev. Eraldo Gueiros
(Formado em Bacharel e Licenciatura em Teologia, pós-graduado em Missões urbanas. É professor do Cet Recife nas disciplinas de Missões, Homilética e Novo Testamento.)
“ Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” 1Co.11:1
Hoje quando olhamos para o mundo percebemos um número muito grande de pessoas seguindo modelos, personalidades do mundo da moda, da televisão, artístico até do futebol. São pessoas imitando o corte de cabelo, a roupa, a maneira de falar, e por ai vai. Existem pessoas que se dedicam quase exclusivamente a imitarem seus heróis ou ídolos!
Estudos psicológicos apontam vários fatores pelos quais as pessoas se refugiam na imitação; a questão básica é identificação. Alguns se identificam por questões de afeto, outros por questões de baixa estima; outros ainda por questões ideológicas. Sejam quais forem as causas, esse é um tipo de relacionamento frágil, superficial e sem consistência. Facilmente essas pessoas poderão mudar seus ídolos dependendo do tipo de desilusão ou do surgimento de outros artistas. Essa com certeza não é essa a proposta de Paulo em 1Co.11:1.
Ninguém morre por uma ideologia, nem se sacrifica por uma admiração. A imitação que o mundo conhece é um sentimento pobre, pequeno, carnal, que está longe do ideal de Deus. Mais está cada vez mais comum encontrarmos esse tipo de relacionamento na vida dos crentes dentro das igrejas. Um relacionamento por imitação.
Há 2 palavras gregas para traduzir o verbo “imitar’.
A primeira palavra Paulo usa em Fl.3:17: “Sede imitadores meus...”; A palavra grega aqui é “sunninetés”, eu sempre gosto de traduzir essa palavra pela expressão “Faça o que eu faço”. Paulo aqui pede a igreja que copie o seu exemplo. Esse é o tipo de imitação que encontramos no mundo, e que muitas pessoas estão fazendo dentro da igreja. Elas estão imitando os crentes. Elas possuem o mesmo comportamento dos crentes, elas louvam a Deus, mas os seus corações estão distantes de Deus!
Gente que vive de aparência de crentes, mais que não vivem em santidade, fidelidade e obediência a Palavra de Deus, são apenas imitadores de crentes, mais não de Jesus!
A segunda palavra Paulo usa no texto de 1Co.11:1: “Sede imitadores de Cristo Jesus”. A palavra grega aqui é “mimhtai”; eu a traduzo pela expressão “Seja como Ele foi”. Esse é o tipo de imitação que agrada o coração de Deus, e o mais difícil de encontrarmos na igreja. É fácil imitar crentes, mais é difícil imitar a Jesus. Paulo não se coloca como referencial, ele diz: Faça como eu, seja um imitador de Jesus!
A vida cristã que Jesus exemplificou para todos nós, é viver uma vida para adorar e servir a Deus! É amar como Deus ama; Perdoar como Deus perdoa; Pensar como Ele pensa; Desejar o que Deus deseja; é colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
Muitos homens na Bíblia pareceram ser alguma coisa diante dos homens, mas foram reprovados por Deus: Cain. Saul; Ananias e Safira; Simão o mágico; e muitos outros.
A quem você está se esforçando para imitar? Os artistas, cantores, modelos, políticos, ou a Jesus Cristo?
Será que a sua vida tem demonstrado um verdadeiro compromisso em imitar a Cristo?
Pense nisso, avalie seu comportamento e assuma o compromisso de honrar a Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário