terça-feira, 10 de abril de 2012

Reflexão do Pr. Eraldo Gueiros - Porque nós sofremos?


Porque nós sofremos? 

Por Rev. Eraldo Gueiros 
(É pos-graduado em Missiologia Urbana (pelo SPN) e Transcultural (pelo EMM). Tem Licenciatura em Teologia (pela FATER). É professor do Cet Recife nas disciplinas de Evangelismo, Missões e Teologia Sistemática 1)

Lembro-me bem quando me fizeram pela primeira vez essa pergunta: Pastor, se Deus é bom e agora somos filhos de Deus,  por que ainda sofremos? Você também já fez alguma vez essa pergunta? 
A Bíblia nos apresenta algumas razões pelas quais sofremos, mas antes de relfetir sobre elas, é necessários 2 esclarecimentos:
De primeira mão, é essencial que afirmemos que o sofrimento que passamos não é porque Deus é mal e gosta de nos ver sofrer. Pelo contrário, há centenas de textos que nos afirmam: “Louvai ao Senhor porque Ele é bom; porque a Sua benignidade é para sempre” Sl.136:1. 
"Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza de suas misericordias. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens" Lm.3:32-33
Jeremias ainda diz: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jr.29:11
"Apoiado nessa idéia o Senhor Jesus também nos afirmou: “No mundo sofrereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo Jo.16:33. 
Não é porque o diabo é mais forte do que Deus, de forma que nem Deus pode evitar que o diabo venha nos afligir. A Bíblia também nos afirma: "...que os justos, e os sábios, e as suas obras estão nas mãos de Deus, e também que o homem não conhece o amor nem o ódio; tudo passa perante a Sua face". Ec.9:1b
Mas a pergunta persiste: Porque sofremos?
A Bíblia nos ensina que nossos sofrimentos normalmente são produzidos por 4 situações, a saber:
1- Por conseqüência do Pecado Geral da Humanidade. Em Gn.3:16-17: “E a mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor... E a Adão disse: Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida”. Toda maldade que vemos no mundo e as catástrofes estão associadas, em certo sentido, ao resultado desse pecado.
2- Por conseqüência de nossas Ações Pecaminosas. O pecado de adultério de Davi com Betseba e o assassinato de Urias, por exemplo, trouxeram grandes consequências sobre sua vida (2Sm.12). Paulo diz que tudo que semearmos, vamos colher! (Gl.6:7). De forma, que muitos dos sofrimentos que passamos é resultados de nossas ações.
3- Por conseqüência das investidas do inimigo. Sem dúvida essa é outra possibilidade, o inimigo nunca está dormindo. A experiência de Jó é um grande exemplo de como o diabo age conosco (1:9). Sempre que estivermos buscando mais a Deus, ele também estará agindo para impedir nossa santificação e relacionamento com Deus. Tiago diz: “Não deis lugar ao diabo” (4:7).
4- Por uma ação pedagógica de Deus. Quando Deus deseja nos ensinar, quebrantar ou nos preparar para algo que irá acontecer, muitas vezes Ele poderá usar o sofrimento para nos aperfeiçoar. Tiago também nos diz: “Tende grande alegria quando passardes a provação, porque ela produzirá paciência (maturidade)” (Tg.1:2-3). 
Seja qual for o motivo que esteja trazendo algum tipo de sofirmento sobre nossas vidas, devemos lembrar as palavras de Paulo: "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." 1Co.10:13
O dever do cristão é em toda e qualquer situação dar graças a Deus "...porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". 1Ts.5:18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário