quarta-feira, 29 de maio de 2013

Abordagem do Pr. Eraldo Gueiros no texto de 1Co.9:16b

Foto do Rev. Eraldo e o Sr. Manuel em Lagoa do Carro-PE durante viagem missionária.

“ ...ai de mim se não anunciar o evangelho!”        1Co. 9:16b

Por Rev. Eraldo Gueiros

Fico às vezes pensando nas inúmeras coisas que fazemos, sem saber que conseqüências elas trarão sobre nós. Pessoas que costumam comprar óculos escuros no comércio popular podem não perceber de imediato algum prejuízo, na verdade, percebem apenas a vantagem no bolso, essa é imediata. Mas no futuro não saberão responder talvez, o porquê do surgimento de tantos problemas na visão.
Com os alimentos é a mesma coisa. Quantas coisas deliciosas, gordurosas, doces, calóricas, que de imediato só produzem prazer quando ingeridas, mas que lá na frente, produzirão fragilidades à saúde, às vezes, irreversíveis. Poderíamos fazer uma lista sem fim de coisas que fazemos hoje, sem ter idéia do que nos custará amanhã. Algumas até sabemos, mas fingimos que não.
Creio que em alguns aspectos da vida espiritual ocorre o mesmo princípio. Alguns inclusive estão bem evidentes na Palavra de Deus, como por exemplo: 1Pe.3:7b, quando o apóstolo fala sobre relacionamento conjugal sem entendimento, que bloqueia as orações; ou ainda Mc.14:38, o princípio da vigilância e oração ensinado por Jesus para vencer as fraquezas da carne; e tantos outros. Nesses casos citados, está evidente o resultado de quem agir contrário ao princípio bíblico.
A vantagem de ser pastor de uma mesma igreja por muitos anos, é que isso nos dá uma certa sensibilidade para analisar os casos que nos chegam nos gabinetes. Pessoas que questionam o porquê de certas adversidades que enfrentam, visto, estarem em boa comunhão com Deus, envolvidas na obra, e tantas outras argumentações.
Boa parte delas se esquecem das decisões tomadas lá traz. Das escolhas que fizeram, mesmo muitas vezes, tendo sido advertidas em gabinetes. Elas simplesmente esquecem que aquilo que lhes deram prazer no passado, hoje lhes cobram amargos prejuízos. As adversidades não são somente conseqüências do presente, mas do passado também. Elas não lembram, mas às vezes o pastor lembra!      
Isso sempre está na minha mente quando leio essa passagem do apóstolo Paulo. “Ai de mim”, o que estaria na mente de Paulo? Que prejuízos Paulo queria evidenciar para a igreja de Corinto, caso eles não se apercebessem de sua omissão com a pregação?
A negligência na pregação do evangelho nos trará muitas infelicidades, pode ter certeza. Porque aquilo que está na prioridade da agenda de Deus, não pode ser tratado como uma atividade qualquer. Não há desculpas para se justificar a falta de tempo ou oportunidade para o evangelismo. Fiquei frustrado ao ouvir num congresso de pastores da minha denominação, que uma pesquisa realizada entre os nossos seminaristas, destacava que 89% diziam não possuir o dom do evangelismo, mais o de ensino.
Não importa saber exatamente no que Paulo pensava, somente que haverá conseqüências que podem ser evitadas, se assumirmos o desafio diário de anunciar o evangelho do Senhor Jesus.

(Rev. Eraldo é pastor presbiteriano, formado em Bacharel em Teologia com Licenciatura; tem pós graduação em Missões Urbanas e Missões Transculturais. É professor das disciplinas de Missões, Evangelismo e Discipulado no Cet Recife).

Nenhum comentário:

Postar um comentário