domingo, 27 de abril de 2014

Cego Bartimeu de Jericó - Análise do Prof. Eraldo Gueiros

ABRINDO O OLHOS PARA DEUS – Cego Bartimeu

Por Rev. Eraldo Gueiros
(Professor de Novo Testamento do Seminário Cet Recife)

Lucas 18:36-38 - "Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo.
Disseram-lhe: "Jesus de Nazaré está passando".Então ele se pôs a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

Enquanto o cego clama a Jesus para que os seus olhos sejam abertos; há tantas pessoas com a visão boa, que estão fechando os seus olhos.
Estão fechando os olhos para áreas e situações muito importantes da sua vida. Estão fechando por medo, por insegurança, por acomodação, por falta de fé!
Quem é cego, sabe que não depende dele a vontade de enxergar. Mas quem vê, fecha os olhos porque acham que assim os problemas não precisam ser enfrentados, ou que se pode deixar para depois.
Uma coisa é não saber resolver certos tipos de problemas; ai, procuramos ajuda, nos preparamos e enfrentamos os problemas como desafios.
Outra coisa é se omitir, é transferir a responsabilidade, é não se disponibilizar, é não querer gastar tempo; suor e oração, é não querer se expor, é não querer reconhecer que errou, que não sabe o que fazer, ou que precisa de ajuda!
É mais fácil fechar os olhos! Deixar o tempo passar e dar o jeito dele. São nessas brechas que o diabo entra para arrebentar com a vida da gente. E ele entra autorizado, porque nós que fechamos os nossos olhos, e passamos a responsabilidade para outra pessoa. Ai...
-         aquilo que era um vento, virou uma tempestade.
-         Aquilo que só eu sabia, todos tomaram conhecimento.
-         Aquilo que era só uma ameaça, virou uma realidade.
-         E as vezes, aquilo que tinha jeito, poderá ficar sem solução.
Somos peritos em detectar o erro e a falha dos outros. Temos receitas e soluções prontas para os outros. Dizemos até que se fosse com a gente seria diferente. Mas na verdade, fechamos os olhos para as grandes realidades da nossa vida!
Admiro esse cego, porque ele me ensina que é preciso muita coragem para se abrir os olhos!
Não se engane, para ele é cômodo ser cego. Como cego lhe levam e lhe trazem para mendigar. Como cego ele não precisa trabalhar, lhe dão esmola. Como cego ele é digno de pena, é até protegido pela sociedade.
Tem muita gente achando o máximo ser cego. Não se envolve, não se decide, não cria problema com ninguém. E de quebra às vezes ainda dar para ser surdo e mudo. Isso é perfeito para muita gente!
Tem gente que é cego para as coisas de Deus, porque não quer ter compromisso; porque não quer ter que fazer escolhas; porque não quer abrir mão; não quer perder nada, quer continuar com uma vida cômoda de cego.
Gente que sabe que precisa enxergar, abrir os olhos; encarar a vida, fazer escolhas; tomar posição, lutar pelo que se acredita e pelos sonhos, não temer os desafios.
Este cego, era cego, por causa das circunstâncias que o fizeram cego. Mas ele não queria ser cego. O que ele quer e não pode, é o que muitos estão abrindo mão, pra colher os resultados depois.
Ele quer ver! Ele quer independência! Ele quer sair da escuridão e da marginalidade! Ele não quer esmolas, ele quer trabalhar, lutar e conquistar! Ele não quer pena, ele quer dignidade e liberdade!
E quando ele percebe que a oportunidade de deixar de ser cego está passando perto dele, ele se arma de esperança e vontade de lutar, e começar a gritar. Para todas as direções!
Ele escuta que Jesus esta passando, mas é um cego que vê seu milagre passando, que a sua chance de mudar está passando.
Há oportunidades que se espera a vida toda, mas só passam uma vez na vida, e ou você está preparado, ou você perde!
Agora era com ele, Jesus estava passando e, ou ele agarrava a oportunidade, ou ele continuava cego para o resto da vida. Depois ele não podia reclamar, nem lamentar. Era agora, ou talvez nunca mais!
Ele grita! E as pessoas o mandavam calar. Quem disse que vai ser fácil voltar a abrir os olhos? Vai ter oposição! Pode ser a família, os amigos, os seus erros escondidos, ou até você mesmo!
Alguns desistem, infelizmente! Não queriam mudar. Se acostumaram de mais do jeito que viviam, cegos. Afinal, tudo parece mais fácil assim!
Mas não é o caso deste cego. Ele grita ainda mais, com toda a sua força, toda sua fé e toda sua esperança!
E você que está lendo esse texto, eu quero lhe dizer que a sua oportunidade também está passando hoje aqui através deste texto e do exemplo desse ex-cego. Jesus é o milagre que você precisa, abra seus olhos: para sua família; para seus relacionamentos; para seu trabalho; para sua vida; para seu ministério; para o seu futuro, seu destino eterno!
Jesus está passando, essa é a hora de clamar! E clamar o suficiente para que Ele escute no meio da multidão! Aquele cego gritou muito! Bartimeu gritou contra todas as ameaças e resistências! Ele conseguiu vencer aquela multidão no grito! Ele conseguiu chamar a atenção de Jesus com o seu clamor!
E Jesus escutou aquele cego! Ele parou para atender aquele cego! Ele mandou chamar aquele cego! Ele contrariou as expectativas de todos que desprezavam aquele cego, porque lhe deu importância e atenção! Ele perguntou o que o cego queria! E o cego lhe confessou a sua maior necessidade! O cego escancarou a porta o deu coração e expressou seu maior desejo! Ele disse a Jesus: Eu quero ver! Eu preciso ver! Eu não agüento mais essa vida de cego! Abra os meus olhos! E Jesus o curou!
Bartimeu é um exemplo vivo do que acontece com quem deseja deixar de ser cego e aproveita a oportunidade de Jesus passando para clamar pela sua liberdade!

Será que você precisa fazer isso em alguma área de sua vida? Será que você tem coragem de clamar e enfrentar a multidão? Você deseja clamar agora? Feche os seus olhos e clame a Jesus agora! Eu creio que ele vai ouvir, vai parar, vai lhe chamar e vai lhe perguntar o que você deseja! O resto é com você.....   

Um comentário:

  1. A Paz de Cristo,

    Excelente seu texto... é uma alegria poder compartilhar deste espaço.

    Com carinho para você!
    O AMOR DE DEUS POR NÓS!

    Deus ama cada um como filho único,é o amor de Deus que da sentido em continuar seguindo o caminho, mesmo que a tempestade caia sem cessar
    e que a dor seja maior que as forças que temos para sofrer mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça apagar a pequena chama da fé mas no obscuro túnel da vida a luz do amor de Deus brilha sem cessar o amor de Deus transforma a tragédia em triunfo, a maldição em benção o mal em bem.

    O amor de Deus é o único e verdadeiro Caminho, somente o amor de Deus produz frutos aonde nunca se plantou!

    O amor de Deus é paciente,
    tudo espera,
    tudo suporta,
    e jamais se acabará, porque é eterno!!!

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC. Araújo.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir